quarta-feira, 9 de maio de 2018

SOAF sedia Encontro da Rede de Proteção à Infância



Aconteceu na manhã de hoje, 09 de maio de 2018, na sede da Sociedade de Assistência à Criança - SOAF, o Encontro da Rede de Proteção a Infância do município de Milagres-CE. O Evento teve como objetivo identificar o fluxo de denúncias em casos de violação aos direitos de crianças e adolescentes e o devido procedimento na busca de ajudar aqueles que tiveram seus direitos violados. Na ocasião,  a gestora Ana Geysa e a Presidente da SOAF Bermivalda Monteiro acolheram os presentes fazendo uma contextualização das ações realizadas na Organização.  


O evento contou com a parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar e CREAS Municipal que mobilizou os demais atores do Sistema de Garantias de Direitos milagrense. 


MOMENTO SOAF - PPI 

Durante o evento, o Educador Social Inaldo Araújo explicou os procedimentos de Proteção à Infância ocorridos na SOAF, com implementação da PPI - Política de Proteção à Infância como importante mecanismo protetivo, principalmente para Crianças no âmbito institucional. Também foi pauta os dados relativos ao quantitativo de denúncias em todo o País, realizados através da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, disponibilizados pelo MDH, 2018.

 


















MOMENTO CINE-REFLEXÃO 

Foram utilizados curtas-metragens: QUE ABUSO É ESSE ? | Episódio 05: É preciso ouvir que Explica sobre a importância de manter aberta a escuta da criança e de tomar todo cuidado para avaliar qual é a melhor maneira de reagir. Como falar? O que falar? Em que momento falar? É importante também quebrar o mito de que a criança está mentindo, propiciando a ela a possibilidade de pedir ajuda. 


Episódio 06: A união faz a proteção São situações que mostram a importância das ações e do diálogo de cada agente da rede de proteção. É responsabilidade de todos garantir os direitos das crianças e adolescentes e tomar atitudes para interromper as situações de violência que estejam ocorrendo.

Episódio 08: O caminho da denúncia. Como e para quem fazer a notificação? Entrar ou não com um processo legal? Após a notificação, quais são as possibilidades de encaminhamentos e atendimentos para a reconstrução da vida individual, familiar e social? O programa ressalta os fluxos de atendimento público previstos no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil. 

MOMENTO CREAS/CONSELHO TUTELAR/SETAS 

Em seguida o Conselho Tutelar representado pela Conselheira Cláudia e CREAS Municipal representado pela Coordenadora Yamine F. Ribeiro apresentaram o fluxo de denúncias do município de Milagres, os procedimentos e encaminhamentos que são habitualmente realizados pelos equipamentos.


Para encerrar, a Sra. Secretária da Assistência Social Soraya Bezerra apresentou a pauta de ação para a Campanha Faça Bonito no âmbito do município, explanou sobre o êxito da campanha pioneira e exitosa realizada em 2017, reforçando a atuação e empenho  de toda a equipe para este ano de 2018 compreendendo que a Campanha é de fundamental importância para proteção das crianças e adolescentes chegando às famílias, às crianças e adolescentes e a comunidade em geral a mensagem focada na proteção à infância. Soraya Bezerra apresentou a seguinte pauta de ações: 

O GOVERNO MUNICIPAL DE MILAGRES JUNTAMENTE COM A REDE DE GARANTIAS DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESSE MUNICÍPIO, APRESENTAMOS AS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:
09/05/2018 - Mesa Redonda com a Rede do Município - ( SOAF - CONSELHO TUTELAR - CREAS ).
10/05 - Oficinas nos CRAS do Município.
11/05 - Oficinas nos CRAS do Município.
14/05 e 15/05 - Dia D de Rodas de Conversa nas Escolas municipais.
16/05 – Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos às Crianças e Adolescentes – SOAF (Em frente ao CREAS das 8hs as 11hs)
17/05 - Oficinas nos CRAS do Município.
18/05 – Caminhada em alusão a CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES! (Saída do Parque de Eventos às 8hs). 




Presente aos evento representantes das ESCOLAS: Mariquinha Belo, Maria Lúcia B. Leite, Francisco Gomes. Secretária de Educação ( Programa PETECA), Secretaria do Trabalho e Assistência Social, CMAS, COMDICA MILAGRES, SOAF, Rádio SOM da TERRA FM, CASA DA CRIANÇA, CRAS sede, CONSELHO TUTELAR, CREAS MUNICIPAL, PROGRAMA CRIANÇA FELIZ, CRAS FRONTEIRO, HOSPITAL NOSSA SENHORA DOS MILAGRES, BOLSA FAMÍLIA, CRAS PADRE CÍCERO.  


2 comentários:

  1. Parabéns a todo esforço e desempenho da equipe SOAF como propósito de cada vez mais expandir, refletir, planejar, executar, conscientizar, mobilizar, sensibilizar e acima de tudo fortalecer parcerias para o trabalho em rede em prol do combate a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana Cristina, Nossa missão em proteger as crianças e adolescentes passa pelo compromisso com todos !!

      Excluir